Notícias

18/11/2015 - 1º Fórum do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP

O Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias – Coordenador do Projeto Polos de Cidadania da UFMG. O Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias – Coordenador do Projeto Polos de Cidadania da UFMG. A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nesta quarta-feira (18) o 1º Fórum do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP.
O Presidente da 18ª Subseção da OAB/MG, Dr. Djalma Fulgêncio Filho e o Presidente da Comissão OAB Jovem da 18ª Subseção da OAB/MG e Conselheiro dos Jovens Advogados da OAB/MG, Dr. Vitor Magno de Almeida Oliveira, estiveram presentes no 1º Fórum do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP.
O Coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique Duarte Silva, palestrou sobre “O centro POP e as pessoas em situação de rua em Pará de Minas”.
Dr. Djalma ressaltou que “é de extrema importância da realização de Fóruns como este para nossa cidade. Na qualidade de atual Presidente da OAB Pará de Minas, posso dizer que é louvável a atitude do jovem coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique e me coloco, assim como coloco a OAB, à disposição para auxiliar no que for preciso. ”.
O Prof. Dr. André Luiz Freitas Dias – Coordenador do Projeto Polos de Cidadania da UFMG – brindou os presentes com a palestra “Políticas públicas com a população em situação de rua: necessidades, direitos e conflitos”.
Dr. Vitor afirmou que “a OAB não pode se furtar de seu papel social. A população em situação de rua é uma realidade em nosso município e, não podemos e nem devemos fingir que isso não está acontecendo. As pessoas em situação de rua também são sujeitos de direitos.”.
A Terapeuta Ocupacional, especialista em Gestão de Redes de Atenção a Saúde (Fiocruz) e Articuladora de Redes Intersetorias de atenção a pessoas que fazem uso problemático de álcool e drogas (SENAD/Ministério da Justiça), Edna Mara Mendonça, ressaltou que “Fóruns dessa natureza faz-se importante para trazer à tona a discussão sobre a população de rua, direitos humanos e cidadania. A rua não é um mundo fora do nosso mundo, as pessoas vivem, sofrem e se relacionam dentro de suas possibilidades, mesmo estando em situação de rua.”.
Ressaltamos, ainda, a presença dos jovens advogados, Dr. Alexandre Keuffer – Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Dr. Felipe Milton – Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude.
No fórum aconteceu, também, um debate e o lançamento do livro “Além da Rua – Histórias de Pessoas em Situação e Trajetória de Rua”; contação de histórias com Priscila Lacomb e depoimentos de socioatendidos.

Dr. Djalma Fulgêncio Filho, Dr. Vitor Magno de Almeida Oliveira e O Coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique Duarte Silva
Dr. Djalma Fulgêncio Filho, Dr. Vitor Magno de Almeida Oliveira e O Coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique Duarte Silva
O Coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique Duarte Silva entre os advogados, Dr. Alexandre Keuffer e Dr. Felipe Milton
O Coordenador do Centro POP, Gustavo Henrique Duarte Silva entre os advogados, Dr. Alexandre Keuffer e Dr. Felipe Milton
Dr. Vitor Magno de Almeida Oliveira  e Edna Mara Mendonça
Dr. Vitor Magno de Almeida Oliveira e Edna Mara Mendonça

Últimas Notícias

Rua Manoel Batista, 175 - Sala 101 - (37) 3231-3220 - Pará de Minas - MG - CEP 35660-049 - oabparademinas@hotmail.com

© Copyright - 2010 - OAB Pará de Minas - Todos os direitos reservados